ARTIGO: Crianças e Futebol: Quais valores são ensinados?

Foto: Reprodução/Internet

* Marjorie Calumby Gomes de Almeida

O que significa nascer no país do futebol? A criança acaba de vir ao mundo e algum parente já o presenteia com um uniforme de algum time de futebol, deslumbrando a cena em que aquela criança estará presente em todos os jogos, vibrando com todas as vitórias daquele time, ou até mesmo, fazendo parte como jogador da seleção brasileira. Nem é perguntada a esta mesma criança se ela gosta de futebol, principalmente daquele time que foi praticamente imposto desde o seu nascimento. Ainda assim, ela acompanha este adulto aos estádios para se divertirem juntos. Desde muito cedo o sujeito recebe a informação de que é pertencente ao melhor time da sua cidade, estado, país e até do mundo, portanto, apenas vencer é o tolerável, nada menos que isso. Partindo desse pressuposto, a criança observa e aprende que havendo qualquer resultado não satisfatório, uma guerra deve ser decretada. Deve-se xingar não apenas os jogadores do time adversário, mas também aquele do seu time que hoje não está no seu melhor dia. Xingar? Não, humilhar! Qual a mensagem que está sendo passada de fato para os pequenos? O que eles encontram verdadeiramente em campo? INTOLERÂNCIA! 

Privamo-los do sentimento de respeito, de competição saudável, do sentimento de frustração, tão importante para a formação do nosso caráter, de tolerância diante das adversidades. Já passamos da hora de ensinar as crianças que a função do torcedor é apenas a de torcer e que a felicidade não se limita ao resultado final de qualquer partida. Que possamos continuar torcendo quando ganhamos, para que o time continue conquistando títulos. Que possamos continuar torcendo, quando o time não se encontra no melhor momento, para que ele se recupere, tome decisões importantes e volte a brilhar. Que possamos torcer para que a paixão, a paz e a alegria sejam titulares em todos os jogos e tenhamos total consciência de que arremessos de bananas, vasos sanitários e afins não fazem parte de nenhuma partida. Que possamos continuar torcendo por bons resultados dentro e fora do campo e, sobretudo, que possamos continuar torcendo para que através de nossas palavras e exemplos, as crianças cresçam desejando ser sempre jogadores titulares absolutos do time do bem, entendendo que torcedor amigo tem espírito esportivo.

* Psicopedagoga, psicanalista, autora do livro infantil: Por que Tininha chorava na escola?
Share on Google Plus

About Alex

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário

Importante

1. O blog PsicoEducação não mantém qualquer vínculo empregatício com seus autores. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos autores não refletem necessariamente a opinião do blog.
2. Alguns conteúdos do blog são retirados de outros veículos de comunicação, por considerarmos materiais relevantes. Contudo, caso alguma das publicações seja de sua autoria ou você detém os direitos autorais, e não quer que seja veiculada aqui, por favor, entre em contato (psicoeducacao@yahoo.com) que removeremos o mais breve possível. Obrigado!